Órgãos Autárquicos
  Obras Realizadas
  Informação ao Cidadão
  Regulamentos
  Heráldica
  Contactos
 
 
História

Vale de Prados é uma das mais antigas freguesias de Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança. Situada a 2 km da sede de concelho, tem uma área total de 8,81 km2 e é composta pelas povoações de Vale de Prados e Arrifana.
O nome de Vale de Prados está intimamente relacionado com a sua posição geográfica e com a verdejante paisagem que se mantém desde os tempos remotos em que surgiu o topónimo.

Esta freguesia recebeu foral de D. Dinis e foi concelho até ao século XIX, altura em que foi extinto. O pelourinho, ainda hoje existente, é símbolo do seu antigo estatuto. Em 1849, a freguesia pertencia ao concelho de Cortiços.

São Jerónimo, padroeiro dos bibliotecários e das secretárias, é o orago desta freguesia. Nasceu em Stridonium perto de Aquileia, Itália, e estudou em Roma. Foi baptizado aos 18 anos, mas a sua educação cristã começou quando ainda era muito pequeno. Em 374 foi para a Antiópia onde teve uma visão em que Cristo o repreendia dizendo: "És um Cicerone e não um Cristão", uma condenação à preferência que Jerónimo tinha pela literatura romana e não pelos escritos cristãos. Ele foi então para Chalcis, no deserto da Síria e ficou lá por quatro anos, aprendendo hebreu e os escritos de São Paulo de Tebas.

Depois de ser ordenado viveu em Constantinopla, hoje Istambul, antes de retornar a Roma onde chamou a atenção do Papa Damascus, a quem serviu como secretário, tornando-se uma figura muito popular. Após a morte de Damascus, foi para Belém onde ficou com Santa Paula, São Eustáquio e outros, pregando na Palestina e no Egipto. São Jerónimo devotou a sua vida aos propósitos escolares traduzindo Sagradas Escrituras e revendo versões em latim do Novo Testamento. De 405 até à sua morte ele continuou a escrever e a atacar a heresia Pelagiana. A sua obra inclui trabalhos como: “Uma Continuação da Historia Eclesiástica”, "De Viris Illustribus", uma tradução de “Origines” e a tradução e comentários de uma grande variedade de tratados.

Ele é honrado como sendo um dos primeiros estudiosos da Igreja e um génio que deu uma grande contribuição para a área do estudo bíblico.
Na arte litúrgica é por vezes representado como um cardeal atendido por um leão ou ainda como um eremita. Outras vezes aparece como um escolástico. São Jerónimo morreu a 30 de Setembro após doença prolongada.


 
 
   
  Notícias
  Historial
  Galeria de Imagens
  Turismo
  Hino de Vale de Prados
  Informações
  Localização
  Livro de Visitas